segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Meu Hierophante...


Palavra Arquetípica: O Hierofante
.............................................................

A palavra "hierofante" é uma mescla de duas palavras gregas, hiero
que significa "sagrado" ou "consagrado," e phainein que significa
"trazer à luz!' Hierofante é sinônimo de Sumo Sacerdote e Sumo
Sacerdote é o título que permanece em muitos baralhos. As
palavras arquetípicas são: Alto, altura, herdeiro, bezerro, surrupio,
hierarquia, e hieróglifos.
O Hierofante é Touro e o mês de abril (20 de abril — 20 de
maio). O nome abril deriva do sagrado touro egípcio, Ápis, aquele
que carregava o Sol e a Lua nas costas. Quando, alguns milênios
mais tarde, os gregos modificaram o calendário, eles parecem ter
ficado suficientemente satisfeitos com o antigo nome egípcio de
abril, que era, por coincidência, um sinônimo para a deusa grega da
beleza, Afrodite.
Embora pareça, num primeiro momento, que o Hierofante ou
Sumo Sacerdote devesse fazer par com a Sacerdotisa, e não com a
Imperatriz, essa correspondência é, na verdade, inteiramente
apropriada. Nas culturas antigas, tais como a do Egito e a da
Suméria, o Sumo Sacerdote e o Rei às vezes eram a mesma pessoa,
assim como a Sacerdotisa e a Imperatriz. E, quando não eram a
mesma pessoa, eram quase sempre da mesma família. Era a lei
sagrada, para manter a pureza das linhas de sangue e a
transmissão do saber sagrado, que a realeza e a classe sacerdotal
casassem dentro da mesma família. É por esta razão também que
reconhecemos semelhanças na origem etimológica entre "O
Imperador" e "O Hierofante," ambos representando o pai, padre e
papado. A mistura de estado e religião é tão antiga quanto estas
instituições, e hoje ainda é visível de diversas formas. Por exemplo,
a Igreja Católica é isenta de impostos pelo governo, e é a
organização que possui mais terras no mundo, e seu poder não é
subserviente a nenhum outro com a exceção possível do governo.

Tarô - Dicionário e Compêndio - Jana Riley

************************************************************************************

Para previsões sobre 2012 e O Ano do Hierophante, veja a excelente postagem de meu amigo Emanuel do Conversas Cartomânticas, feita para o Clube do Tarô.

4 comentários:

Eva Duarte disse...

Adorei tua ilustra para O Hierofante! Usei para ilustrar minhas previsões para 2012 no fcbk. Pus a referência, visse? Beijo e um lindo ano novo para ti!!!
eva

Adriana C. Braga disse...

Olá Eva! Fique à vontade para publicar, só não encontrei o fcbk...visitei seus blogs e fiquei maravilhada!!!! Eu e meu marido amamos origame e suas releituras são as mais bonitas que tenho visto ultimamente. Parabéns!

bruxo disse...

Adriana seu blog e muito informativo,
com sua abordagem do hierofante não tenho mais palavras. SUCESSO!!!

bruxo disse...

Ah: Me avisa quando os Decks estiverem prontos!!!