quarta-feira, 11 de março de 2009

Os Arcanos




Arcanos Maiores


Os Arcanos Maiores consistem de 22 cartas que representam os 22 arcquétipos maiores; daí, sua raiz etimológica com as palavras arcanos e arcanjos. Eles são chamados de Maiores porque são os arquétipos que estão contidos no inconsciente coletivo da humanidade e de toda a vida e, portanto, são universais no conteúdo em vez de individuais.


Arcanos Menores

Os Arcanos Menores totalizam 40 cartas que mostram as várias maneiras como os 22 arquétipos dos Arcanos Maiores são experimentados na vida cotidiana. C.G. Jung, o pai da psicologia
humanista, acreditava que os arquétipos tendiam à manifestação (Keith Thompson, Anjos e extraterrestres).
Sendo assim, pode-se afirmar que os Arcanos Menores são os Maiores se manifestando no plano físico, ou que a consciência universal está se demonstrando na consciência individual.

Um comentário:

Elias Balthazar disse...

Para Jung existe um caminho à ser trilhado por todo ser humano: O caminho da individuação. Isso aconteçe por nascermos sem consciência de nossos próprios atos e termos que ir construindo-a conforme se vive.
o tarô, pelo que consegui entender nesse pouco tempo de estudo, é o chamdo "caminho iluminado" ou o caminho que está claro (passivel de se compreender) pois está revelado através das cartas.


PARABÉNS!! Seu blog é otimo.